sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Palestra... Jornada FTD / SP















 

 

 

 

"O avesso da cena"

Sobre os bastidores do trabalho do educador...


Educadores são artistas... Seres inexplicáveis que trazem consigo a missão sublime de formar pessoas... Encaram cada aula como um grandioso espetáculo. No entanto a maioria das pessoas não imaginam a infinidade de coisas que acontecem antes, durante e depois do período em que se está em “cena”. Para muitos, tudo acontece num passe de mágica, de modo quase espontâneo e sem maiores esforços.
A visão é diferente para quem mergulha no universo das coxias. Nos bastidores a vida se revela em estruturas diferentes. Trabalho de preparação... repetido inúmeras vezes até a exaustão... expectativa... insegurança... renúncia... trabalho de construção muitas vezes sem hora para acabar.
Distante dos refletores a realização passa por uma realidade despida de adereços... O artista/educador se experimenta inacabado. Da obra, o rascunho. Do gesto, o que não termina. Como um rio em processo de vir a ser.  Por vezes o cansaço faz querer parar. Aparece a sensação de que já se viveu mais do que o coração suporta. Mas, se inacabado, é preciso continuar. A trama da vida depende deste contraste.

Ailton Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário