segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Coisas que acredito...


A arte de educar – Uma reflexão sobre educadores artistas e artistas educadores.


Temos instalada hoje, em nossa sociedade, uma crise do belo na existência e é preciso não só trabalhar o belo, mas ajudar as pessoas a despertarem para isso. “Ensinar a olhar o Belo” como propõe Stanislavski. A parceria entre arte e educação torna possível tratar com alegria e leveza alguns temas importantes e complexos da cultura e da existência, como sentido da realidade, o lugar da ciência na sociedade, as interpretações do corpo e da natureza, a relação entre arte e verdade, a transitoriedade do amor, a inevitabilidade da morte e de modo sublime o lugar da fantasia em nossa vida. A fantasia existe como a mais chistosa forma de felicidade. A doce irrealidade a reger a vida dos sonhadores. É coisa que a razão afirma que “não existe” mas, o que seria de nós sem as coisas que “não existem”?
Muito da experiência artística nos escapa por não termos sidos educados para a Arte. Não fomos educados para a sensibilidade, para o belo. Muito pouco trabalhamos em nossa formação sobre nossas emoções, nossos sentimentos e nossas sensações. No entanto é possível desencadear em nós e em nosso trabalho um processo de ruptura capaz de favorecer uma reflexão mais ampla e bem embasada sobre a arte em nossa vida e em nossa educação. 

Prof. Ailton Dias

3 comentários:

  1. Em um País onde o lazer se resume a assistir BBB e novelas na rede globo, é muito bom encontrar pessoas como você Tom de Melo, que se preocupa com a cultura e faz um trabalho tão lindo, despertando nas pessoas o olhar para o belo e a arte ha muito esquecido. Parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jane... é sempre uma alegria saber que pessoas acreditam no que a gente faz... Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns, Ailton, por esse lindo trabalho que vc desenvolve! Sua palestra sobre a criatividade no trabalho docente nos deu um novo ânimo nesse início de ano. Tenho certeza que, como eu, todos os professores de Iacanga receberam uma carga de energia positiva e renovadora, o que certamente fará muita diferença nas nossas práticas pedagógicas em 2013! Parabéns pela seriedade de seu trabalho e pela sua habilidade em tocar a alma e despertar o ser humano para a necessidade de mudança e crescimento.

    ResponderExcluir