segunda-feira, 23 de abril de 2018

AS CRINÇAS DE HOJE E A ESCOLA

Colégio Santa Marcelina - Rio de Janeiro 

Provocações sobre construção cultural das Infâncias na contemporaneidade.

 Segundo Marisa Vorraber Costa (2006, p.1) “os ditos sobe as crianças inventam infâncias ao mesmo tempo em que subjetivam os infantis, instalam e legitimam formas de lidar com eles.” As infâncias são construções temporais, e aí se instala uma grande questão. Além de uma infância forjada de modo discursivo vivemos hoje no século XXI tentativas de lidar com uma infância inventada no século XIX. Nossa relação com as infâncias na contemporaneidade é anacrônica. Temos em mente uma criança “ingênua, dependente dos adultos, imatura e necessitada de proteção”, enquanto na realidade as crianças de mostram cada vez mais “independentes, desconcertantes, erotizadas, acostumadas com a instabilidade, a incerteza e a insegurança” (COSTA, 2006, p.2). Não nos cabe um juízo histórico neste momento mas não podemos nos esquivar das problematizações que as crianças de hoje nos trazem sobretudo quando pensamos a educação.


COSTA, Marisa Vorraber. Quem são? Que querem? Que fazer com eles? Eis que chegam às nossas escolas as crianças e jovens do século XXI. In: MOREIRA, Antônio Flávio; ALVES, Maria Palmira; GARCIA, Regina Leite (Orgs.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Arararaquara: Junqueira&MARIN, 2006.


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