Trabalho de clown... uma proposta
O palhaço circense e o clown possuem uma mesma essência: colocar em exposição à estupidez do ser humano. É muito peculiar ao clown à combinação do cômico e do trágico, emoção contraposta, ele faz tudo seriamente. Na verdade palhaço e clown são termos distintos para se designar a mesma coisa, existem, sim, diferenças quanto às linhas de trabalho e as diferenças que aparecem em decorrência do tipo de espaço que o clown trabalha: circo, teatro, rua, cinema, etc.
O clown ou palhaço tem suas raízes na baixa comédia grega ou romana: os bufões, os bobos da idade média – não eram atores que desempenhavam seu papel no palco; ao contrário, continuavam sendo bufões e bobos em todas as circunstâncias da vida. Encarnavam uma forma especial de vida, simultaneamente real e irreal, entre a arte e a vida. Ser marginal e marginalizado. Tradicionalmente ele tem deformações físicas como corcundas, um braço a menos, enormes barrigas, órgãos genitais exacerbados. São gigantes ou anões, três olhos, sete dedos. O bufão é grotesco, malicioso e ingênuo, puro e cruel, romântico e libidinoso.
Exercícios - prática da oficina
1- Ações físicas:
a) Maneiras de andar (rápido, lento, grande, pequeno) – o impulso parte dos pés, joelhos, quadril (plexo solar), ombros, cabeça;
b) Possibilidades diferentes de pisar (calcanhar, ponta dos pés, lado externo, lado interno) – variar ritmo (rápido e lento) e amplitude (grande e pequeno);
c) Correr;
d) Saltar;
e) Cair;
f) Girar;
g) Mudar de direção (guiar-se pelo nariz – ou, o corpo vira primeiro e depois a cabeça);
h) Parar;
i) Sentar.
- Passar do andar diferente para o andar normal automaticamente.
- Executar uma seqüência de ações físicas (gestual com objetos imaginários).
2- Estímulos:
a) Escatológicos (vontades, "manias" fisiológicas);
b) Emotivos (ódio, amor, prazer, dor, tristeza, alegria, medo, choro, timidez, surpresa, etc) – descobrir sons para cada sentimento;
c) Imagéticos (andar na floresta, no deserto, numa poça d’água, sobre pedras, no asfalto quente, na lama, etc).
3- técnico/emotivo:
a) Expressar sentimentos com diferentes partes do corpo (cabeça, peito, quadril, braços, mãos, pés, etc);
b) Passar de uma emoção a outra automaticamente;
c) Encontrar a fotografia de cada sentimento (as ações físicas essenciais que expressam cada sentimento – passar de uma para outra automaticamente).
4- Dupla:
a) Ação e reação (um de cada vez) – dupla fixa;
b) Caminha, olha para o colega, apaixona-se e vai para ele (o sentimento pode ir mudando) – pode sr feito por todos ao mesmo tempo, escolhendo o parceiro ao acaso e depois entre a dupla fixa;
c) Uma cadeira para dois clowns;
d) Entra, faz algo e sai.
5- Saídas de rua:
a) Explorar o espaço físico, os objetos de rua, as interferências sonoras, etc;
b) Relação com as pessoas – determinar situações (fazer passeios, compras, andar de ônibus, fotografar, procurar algo, perder-se, fazer uma boa ação, aprontar uma, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário