segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oficina: O Teatro na Educação


Trabalho de clown... uma proposta

O palhaço circense e o clown possuem uma mesma essência: colocar em exposição à estupidez do ser humano. É muito peculiar ao clown à combinação do cômico e do trágico, emoção contraposta, ele faz tudo seriamente. Na verdade palhaço e clown são termos distintos para se designar a mesma coisa, existem, sim, diferenças quanto às linhas de trabalho e as diferenças que aparecem em decorrência do tipo de espaço que o clown trabalha: circo, teatro, rua, cinema, etc.
O clown ou palhaço tem suas raízes na baixa comédia grega ou romana: os bufões, os bobos da idade média – não eram atores que desempenhavam seu papel no palco; ao contrário, continuavam sendo bufões e bobos em todas as circunstâncias da vida. Encarnavam uma forma especial de vida, simultaneamente real e irreal, entre a arte e a vida. Ser marginal e marginalizado. Tradicionalmente ele tem deformações físicas como corcundas, um braço a menos, enormes barrigas, órgãos genitais exacerbados. São gigantes ou anões, três olhos, sete dedos. O bufão é grotesco, malicioso e ingênuo, puro e cruel, romântico e libidinoso.      

Exercícios - prática da oficina 
1-     Ações físicas:
a)      Maneiras de andar (rápido, lento, grande, pequeno) – o impulso parte dos pés, joelhos, quadril (plexo solar), ombros, cabeça;
b)      Possibilidades diferentes de pisar (calcanhar, ponta dos pés, lado externo, lado interno) – variar ritmo (rápido e lento) e amplitude (grande e pequeno);
c)      Correr;
d)      Saltar;
e)      Cair;
f)        Girar;
g)      Mudar de direção (guiar-se pelo nariz – ou, o corpo vira primeiro e depois a cabeça);
h)      Parar;
i)        Sentar.
- Passar do andar diferente para o andar normal automaticamente.
- Executar uma seqüência de ações físicas (gestual com objetos imaginários).

2-     Estímulos:
a)      Escatológicos (vontades, "manias" fisiológicas);
b)      Emotivos (ódio, amor, prazer, dor, tristeza, alegria, medo, choro, timidez, surpresa, etc) – descobrir sons para cada sentimento;
c)      Imagéticos (andar na floresta, no deserto, numa poça d’água, sobre pedras, no asfalto quente, na lama, etc).

3-     técnico/emotivo:
a)      Expressar sentimentos com diferentes partes do corpo (cabeça, peito, quadril, braços, mãos, pés, etc);
b)      Passar de uma emoção a outra automaticamente;
c)      Encontrar a fotografia de cada sentimento (as ações físicas essenciais que expressam cada sentimento – passar de uma para outra automaticamente).

4-     Dupla:
a)      Ação e reação (um de cada vez) – dupla fixa;
b)      Caminha, olha para o colega, apaixona-se e vai para ele (o sentimento pode ir mudando) – pode sr feito por todos ao mesmo tempo, escolhendo o parceiro ao acaso e depois entre a dupla fixa;
c)      Uma cadeira para dois clowns;
d)      Entra, faz algo e sai.

5-     Saídas de rua:
a)      Explorar o espaço físico, os objetos de rua, as interferências sonoras, etc;
b)      Relação com as pessoas – determinar situações (fazer passeios, compras, andar de ônibus, fotografar, procurar algo, perder-se, fazer uma boa ação, aprontar uma, etc).
                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário