A Comunicação pela linguagem corporal, na educação:
“o corpo e seus símbolos"
A linguagem é o grande instrumento de construção da alteridade humana. De modo especial a linguagem não-verbal é de extrema importância para a comunicação e o relacionamento social. Mesmo que não se conheça uma pessoa, pelos seus gestos é possível descobrir o que esta pessoa está pensando. Pernas e braços cruzados, coçar os olhos, brincar com objetos e roer unhas, dependendo do contexto da situação, pode ser uma linguagem mais sincera do que as próprias palavras.
A linguagem não-verbal corresponde a uma modalidade primitiva de apreensão do indivíduo e do mundo que o cerca; isso porque esse tipo de linguagem exprime sentimentos e emoções quase sempre não verbalizados e pouco elaborados resguardando sua transparência. Dentro do processo ensino-aprendizagem é fundamental entender a linguagem do corpo em função da comunicação geral (verbal e não-verbal) sobre a qual se constrói a educação. Infelizmente, é fato, que no sistema educacional vigente no Brasil, o corpo, como expressão, ainda não é bem compreendido.
Para um avanço na educação a meta é alterar essa realidade. Viabilizar o diálogo na “era da comunicação” significa construir um novo paradigma. Para isso, o primeiro passo é aprender a arte de “escuta do corpo”. A compreensão da linguagem não-verbal passa pela interpretação correta de indicadores do corpo que funcionam como códigos dentro de um fantástico universo simbólico.
Professor Ailton Dias de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário