sábado, 16 de outubro de 2010

Oficina : “Professor criador”


              Falamos muito em criação e criatividade, mas não podemos esquecer que a formação de muitos de nós passou fortemente pelo crivo da proposta convencional de uma educação do intelecto e não uma educação dos sentidos. É visível e quase palpável, entre nós educadores, o desejo de transpor o mundo da pura intelecção e alcançar a arte e suas linguagens, mas isso não é tão simples. Falta-nos a sensibilidade necessária para criar além do que está previsto. Olhar além do que se pode ver. O ensino de arte tem várias funções, dentre elas, o fazer artístico, a história da arte e a apreciação ou fruição artística. A arte-educação promove todos esses aspectos em conjunto, visando uma formação mais consistente e ampla do indivíduo.

           A possibilidade de interferência do teatro e de seus processos e métodos de criação como ferramentas são capazes de gerar modificações no ambiente escolar de forma bastante abrangente. A proposta é um desafio aos educadores que participam da oficina e à maneira geral que se pensa o teatro da escola. 

           Muito da arte nos escapa por não termos sidos educados para a Arte. Não fomos educados para a sensibilidade, para o belo. Muito pouco trabalhamos em nossa formação sobre nossas emoções, nossos sentimentos e nossas sensações. No entanto é possível desencadear em nós e em nosso trabalho um processo de ruptura capaz de favorecer uma reflexão mais ampla e bem embasada sobre a arte em nossa vida e em nossa educação. 

            Como dizia Augusto Boal “a arte modifica os modificadores da sociedade, transforma os transformadores. A sua ação é indireta, exerce-se sobre as consciências dos que vão atuar na vida real”. Por isso para uma “educação criadora” é preciso ajudar os educadores a vivenciarem a criação.
    
            A oficina tem por objetivo oferecer a vivência prática de técnicas de criação através da expressão corporal e ações vocais e jogos dramáticos. Os exercícios lúdicos e as discussões visam à ampliação da consciência corporal do educador e a percepção de seu potencial criador através do uso da imaginação proporcionando a experiência criativa.

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