sábado, 16 de outubro de 2010

Oficina : “A comunicação pela linguagem corporal, na educação: “O corpo e seus símbolos”.


          A comunicação envolve aspectos conscientes e inconscientes, os quais possuem o poder de significar sua imagem pessoal e profissional, bem como (re)significar as relações sociais e a aprendizagem. Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar o corpo “O corpo fala, e não mente”. 

           “O corpo é o inconsciente visível”, afirmava Wilherlm Reich. Podemos em metáfora afirmar que é o nosso texto mais concreto, nossa mensagem mais primordial, a escritura de argila que somos. É também o templo onde outros corpos mais sutis se abrigam. A pele é a ponte sensível do contato com o mundo e pode ser também um abismo. O corpo sente, toca, fala, comunga. Vida incorporada, corpo da vida... corpo “comunicante”. Além de não mentir o corpo conta histórias e em cada uma delas há um sentido a descobrir. Como o significado dos acontecimentos, das doenças ou do prazer que anima algumas de suas partes. O corpo é nossa memória mais arcaica. Nada é esquecido pelo corpo sua memória é sempre muito viva, sua interação com o meio é sempre muito intensa e suas respostas sutis. É preciso parar para ouvir o corpo e mais que isso é preciso atentar para das diferentes escutas do corpo humano. Só ouvindo podemos estabelecer o que chamamos comunicação não verbal.  

         Objetivamente a oficina busca uma abordagem sistemática do símbolo corporal dentro das relações interpessoais com um foco especial sobre a relação ensino aprendizagem. A tentativa então é a de identificar como o não verbal influência na educação e oferecer a vivência prática de técnicas de  expressão corporal que visam à ampliação da consciência corporal do educador e a desenvolvimento da percepção e da “escuta” do corpo.   

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